segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

O preto na parede


O preto na decoração de interiores já foi mal visto, e era apenas usado em poucos objetos e móveis,  porém observando as fotos abaixo podemos concluir que bem dosado o preto deixa o ambiente requintado e ousado. As paredes pintadas de preto dão a sensação de profundidade e realça quadros, móveis e acessórios de decoração.
A parede preta ficou em segundo plano no quarto e não pesou na decoração, projeto de Consuelo Jorge.

 A varanda com churrasqueira deste apartamento ganhou um revestimento elegante. O arquiteto João Braga recorreu à pastilha de resina preta e bancada de granito preto absoluto.





Aqui todo o quarto foi pintado de preto, observe que o teto é branco o que não deixa o ambiente pesado

O lavabo ganhou sofisticação


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Listras na parede

Está achando a casa monótona e não sabe o que fazer?
Que tal usar as listras nas paredes para renovar, elas podem afetar sua percepção dos ambientes trazendo vida e movimento. Quando são da mesma largura dão um ar mais clássico e de larguras diferentes mais casual, as listras verticais são excelentes para alongar a parede, ideal para um ambiente com o teto baixo, já as horizontais fazem o ambiente parecer maior, podem ser feitas na mesma cor com texturas diferentes, com cores diferentes ou tom sobre tom.

Para quem deseja apenas um detalhe esse adesivo é ótimo

Listras também no teto. Por que não?

A parede ficou bem suave com as listras num tom sobre tom e o branco
 
Parede e teto recebem uma faixa com listras

Mosaicos de vidro paginados em listras multicoloridas revestem a parede dos lavatórios. Projeto assinado pelas arquitetas Agnes Manso e Maria Alice Miglorancia.



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

O novo bar

Já não usamos os balcões enormes como barzinhos de décadas atrás, com a falta de espaço os ambientes foram remodelados e os bares estão em prateleiras, aparadores e outros móveis na sala de estar, de tv ou de jantar. Com muita elegância e modernidade, agora recebem a cafeteira que ganhou status de objeto de decoração, inspire se nas fotos e monte o seu.

Aqui ele passa quase que despercebido, uma ótima pedida quando não se quer dar tanto destaque as bebidas 

A mistura de peças antigas com outras atuais deixa esse bar descontraído 




As garrafas de vinho são o destaque dessa parede


sábado, 11 de dezembro de 2010

Mesa lateral

Elas são as grandes aliadas na composição da decoração, mesmo em apartamentos muito pequenos onde não conseguimos colocar uma mesa de centro a mesa lateral está lá com suas variadas funções como apoio para pequenos lanches, distribuição de objetos decorativos e até de assento.
 Então porque não ousar na escolha desse móvel tão útil.

Veja como um baú pode fazer ás vezes de uma mesa lateral, observe que foi colocado um tampo de vidro em cima além charme dá proteção ao móvel, sala projetada pela arquiteta Fernanda Feltrinia. Foto de Luis Gomes

As banquetas com tampo de mosaico de chifre, tanto servem de apoio a poucos objetos como de assento em dias de casa cheia. Foto: Eduardo Delfim


A mesa se encaixa ao braço do sofá ideal para um home office, dando apoio a copos e a pipoca
No detalhe a mesa servindo de apoio ao lanche, também pode servir de banco e quando colocada na lateral do sofá com elementos decorativos, se transforma dando charme ao ambiente




quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Efeito decorativo

Ontem participei da palestra de cores da Suvinil para designer e arquitetos no Senac, onde foi apresentado o novo leque de cores de 2011, e ainda pude conferir os efeitos decorativos que diferente da textura não tem volume nem aranhão e o resultado final é muito semelhante ao papel de parede. Os efeitos são: camurça, concreto, palha, lunar, bambu, jeans, linho, mármore, aço escovado, pátina e craquelado. E podem ser feitos com cores diferentes.
No site da Suvinil tem todo o material necessário para a preparação e como deve ser feita a aplicação, vale a pena conferir.


Efeito bambu

O efeito camurça é um dos meus prediletos dá uma ar retrô e elegante ao ambiente

Efeito lunar

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Vida aos quadros

Quem disse que lugar de quadro é na parede?
 Podemos sim criar uma decoração despojada, com telas grandes e retangulares no chão apoiadas na parede, com quadros apoiados no aparador e nas prateleiras, dessa forma podemos mudar constantemente a ordem e a composição sem estragar a parede.




sábado, 4 de dezembro de 2010

Escondendo o ar condicionado

Com a chegada do verão nada melhor que uma casa bem refrigerada, mas na hora da instalação esse objeto de desejo pode se tornar um empecilho na decoração. Para esses casos vejam algumas soluções para esconder o aparelho sem perder o charme.







quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cimento queimado

O efeito “cimento queimado” que antes era visto apenas em casas antigas de interior, voltou com tudo e pode ser usado como piso, parede, bancada entre outras aplicações. Pela aparência rústica e clean, esse revestimento vem ganhando força com os arquitetos e designer de interiores, que usando a criatividade fazem variadas composições com outros materiais e cores, mas nem só de rusticidade vive esse revestimento que em alguns projetos ganha ares de modernidade. Segue uma receita para a preparação do cimento queimado, porém é possível adquirir peças prontas como placas cimentícia pré  fabricada.
A preparação do cimento queimado:
Receita fornecida pelo engenheiro Marcos Penteado retirada do site: http://casa.abril.com.br/casaclaudia

1- Limpe o contrapiso. Com adesivo acrílico do tipo Bianco (Vedacit/ Otto Baumgart), fixe as juntas de dilatação (4 mm) nessa base.
2- Com o contrapiso quase seco, passe uma demão de adesivo e aguarde 20 minutos. No mesmo dia, aplique, com brocha, a massa de cimento queimado (uma parte de cimento em pó, duas de pó de mármore, cerca de duas partes de água e uma parte de Bianco. Adicione o pigmento Pó Xadrez, da Lanxess, até chegar à cor desejada – a massa deve ter consistência homogênea e pastosa). Espere algumas horas para secar.
3- Coloque a massa até alcançar a altura das juntas de dilatação.
4- Nivele com régua ou desempenadeira de madeira. Use a desempenadeira de aço para corrigir as imperfeições – essa é a chamada queima do cimento. Aguarde três dias. Depois, lixe para eliminar as saliências. Aguarde outros sete dias para a cura da massa. Por fim, aplique resina ou verniz e espere mais um dia.


Réguas de madeira com 5 cm de largura fazem as vezes de junta de dilatação nos quadrados de 1 x 1 m do piso de cimento branco

Aqui ele foi usado em pontos estratégicos como piso, base da ilha central, faixas na bancada e parede

Vejam como o acinzentado do cimento realça a cor da luminária


Modernidade e aconchego nesta suíte

Placas cimentícias pré fabricadas da linha Castelatto 1 x 1m
O cimento queimado deixou a fachada natural e moderna